As dicas aqui valem tanto para jogar o L4D 1 e o 2.
O que vai mudar basicamente são as dicas que se falam mais dos special infecteds que não existe no L4D 1. E vamos lá as dicas:
Jogando como SURVIVOR (vale tanto para campanha como para Versus):
-Ouça os sons da Natureza: Cada special infected, ao nascer em qualquer canto do mapa, toca uma música. Acostume-se e decore as músicas e assim saiba qual "bicho" vai te atacar. Cada SI (special infected) tem seu som característico então fica fácil descobrir quem é quem depois de um tempo.
- Eu acho que ouvi um gritinho: Preste atenção a sua volta. Não olhe somente para a frente. Se você ouvir um "Help help help" simplesmente vire e veja que seu time está se lascando. Ao mesmo tempo que vai salvar, preste atenção para ver se uma tocaia não está sendo feita (se bem que nesses casos, provavelmente já ocorreu).
- Um, dois, três e quatro...é tá todo mundo aqui: prossiga quando todos estiverem andando junto. O jogo não é por tempo e sim por distância percorrida. Caso haja um empate (ambos os times passaram a tela), o desempate ocorre para quem atacou mais.
- Que arma escolher? Dúvida cruel: Vai do gosto do freguês. Uma shotgun arrebenta um Tank e uma horda fácil. Mas para salvar seu amigo láaaa longe que está sendo atacado, é inútil. Uma Sniper é o oposto. Um meio termo bom é a AK. Particularmente prefiro uma arma secundária melee e a AK ou metranca (e a AK se achar pelo mapa).
- Boomer Bile=Perigo Real Imediato: A boomer bile (ou baba de boomer) é uma "faca de dois legumes". Quando você arremessa ela, surge toda a horda do universo no ponto onde ela caiu. Para uma fuga, é perfeita! Agora se já está uma horda (devido ao fato de alguns sobreviventes estarem "boomados") e você joga ela, simplesmente vai vir mais zumbis. =D
- Dúvida cruel: quem ajudar? - Três incapacitados e você sobrevivendo honrosamente. Nessa hora, ajude quem está perto. Não tente atravessar o mapa se arrastando para salvar fulano, mesmo que fulano esteja morrendo. Mais vale 3 vivos do que você no chão somando os 4.
- Primeiro você e depois o outro: lembra que, numa emergência de avião, máscaras de gás cairam e você irá usar primeiro em você e depois no seu filho. Este pequeno exemplo ilustra que, se alguém foi pego por um SI, simplesmente se livre dos zumbis que estão batendo em você para ter um ângulo perfeito e dar o tiro.
- Quem tem boca vai a roma: use o microfone do jogo. Planeje, resmungue, avise que está em perigo.
- Quem tem dedo tecla: aperta "U" e sai teclando no chat que você está planejando, resmungando, ou em perigo. Fica a dica: Não vá teclar na hora do perigo, ainda mais se você for lento em teclar.
- Olha, um Tank! Olha, um carro! Vou me esconder atrás! - ...então...fica só uma outra dica: Tank com uma porrada vira carro, latão e se te acerta, incapacita você na hora! Se possível, fuja para um lugar seguro (e aproveite pra avisar o seu time onde você está ou vá com seus parceiros a tal lugar) e aí sim enfrente o bicho!
- I piss the witch off! - A dona witch, para matar existem diversas formas tais como: tacar molotov e correr pra diabo dela, encostar nela (sim, colado) e dar um tiro de doze na cara, ou todos chumbando ela de tiro a certa distancia. Chainsaw até funciona SE ela estiver de pé (em mapas diurnos, a witch anda e aparante ser mais fraca, em mapas noturnos ela fica sentada).
- Headshot: é normal você acertar um hunter durante o pulo dele com um headshot. Quando um smoker te agarra com a língua, você tem cerca de 1 segundo para ainda conseguir dar um tiro.
- Coronhadashot/Meleeshot: inventei o termo...heheeh...quando um jockey pula em sua direção você pode dar uma coronhada ou melee e consegue matar ele. Difícil, mas possível. O mesmo vale para o hunter EXCETO que a coronhada não o mata! E cuidado: charger é super resistente e se ele não tomou nenhum dano, uma coronhoada não o mata e sim duas!
- E qual é a palavra chave de todas essas dicas? - Companherismo. Sabendo dar cover ao seu time, a chance de sucesso é extremamente alta.
- E se eu quiser fracassar? - 'Rushe', não salve ninguém, atire nos seus amigos propositalmente e ainda reclame que a culpa é dos outros. =D
Jogando como Special Infected (vale para modo Versus):
- E lá vamos nós: quando digo nós, é o seu time! Planeje o ataque e TODOS ataquem de uma vez. Atacar método "lonewolf" somente se tiver alguem sozinho ou rushando. Do contrário, quando um falar 'Vamo galera, agora' já fique esperto para nascer e atacar.
- Buraco + Charger = Fatality! - Os famosos Instant Kills. Se a tela tem um buraco ou parte inacessivel para um sobrevivente, isto resulta sempre em um Karma Charger (quando o charger te mata desse modo...Karma). Praticamente toda campanha tem uma parte em que é possível matar ou pelo menos incapacitar instantaneamente (se o charger derrubar de uma altura muito alta) o oponente.
- Ei, pulei lá da PQP e não me machuquei: sim, SI não se machuca ao cair. Não importa a altura. Diferente de um survivor que se pular de lugares alto, incapacita-se.
- Jockey é muito ruim: tudo depende de ocasião. Se você tem uma beira de uma escada sem proteção, ou uma janela aberta, você pode direcionar o sobrevivente para lá e assim ele fica incapacitado (pendurado seja na escada, na janela, em algum vão). Uma boa brecha para o Charger derrubar quem for salvar o incapacitado.
- Smoker + carro com alarme = Horda! - Com o smoker, o legal é puxar a pessoa para o perigo (seja uma witch ou um carro com alarme que se ativado, chama uma horda gigantesca). Aproveite dessa tática.
- Spitter: A vulga catarrenta é apelativa se usada corretamente. Quanto mais tempo você ficar no cuspe dela, o dano aumenta exponencialmente! A dica é usar ela em corredores ou salas pois o cuspe espalha com uma facilidade! E também quando um outro infected ataca um survivor (um hunter atacando uma survivor? Cuspa em cima! Um charger moendo um cara? Cuspe! Um Jockey? Um Smoker? Cuspa!).
- Hunter, o mestre dos pulos: Para atacar com o hunter você tem que segurar o control para abaixar e com o botão do mouse pular. Quanto mais alto você você estiver e cair no sobrevivente, maior será o dano! O máximo de dano por um pulo mega alto é 25HP!!! Sem falar que ele fica moendo o sobrevivente indefeso. Dica: ao pular numa parede, vire rapidamente com o mouse e aperte o pulo denovo, e o hunter vai "fazendo tabelinha" nas paredes. Nivel pró de habilidade necessária. =D
- TAAAAAAANNNNNNK! - Se tiver carros, latões de lixo, empilhadeiras: porrada nelas! Se acaso uma dessas belezinhas acertar um survivor, ele será instantaneamente incapacitado...simples assim! Atirar pedras (botão direito do mouse) é bom se você não estiver perto dos sobreviventes. Se estiver perto, foque em um survivor e surre-o até incapacitá-lo. E vá pro próximo! Em campo aberto, o tank é extremamente vulnerável
- A palavra chave aqui é qual? Sincronismo. Ataque total e ao mesmo tempo.
- E se eu quiser me dar mal? Ataque sozinho e desperdice tempo para dar o respawn... =D
Bônus:
Jogando como SURVIVOR no modo Scavenge:
- Os galões, tente pegar de "Dois em dois": dois pegam, e dois dão cover.
- Lonewolf=morte
Jogando como Special Infected no modo Scavenge:
- Pegue os lonewolf quando houver =D
- Mesmas táticas de versus
- Spitter, ao cuspir num galão que alguem pegou e largou no chão, queima o galão. E cuspa sempre no lugar onde forem "abastecer" para retardar o time. Vale também no VS essa tática!
Jogando como SURVIVOR no modo SURVIVAL
- Quanto mais tempo sobreviver, melhor. Existe a medalha de bronze (4:00), prata (7:00) e ouro (10:) e para conquistar, você tem que permanecer vivo conforme o tempo em parenteses.
- Antes de ativar a horda infinita deste modo de jogo, tente encontrar um lugar que "aparentemente" é mais seguro e se o mapa tiver galões extras, acumule naquele lugar e planeje sua tática.
- Todos juntos. Separar aqui é caixão...
- A partir do minuto 5:00 (não lembro bem), ao invés de vir um Tank virá na verdade DOIS. Então se prepare. Tanks aparecem a cada 1:30 praticamente...se me lembro bem, coisa que duvido. =D
Nice post!
ResponderExcluirMuito bom, explicações básicas para qualquer um jogar este jogo incrível.
ResponderExcluirParabéns
Boa Pia, usa essa tua criatividade de maneira positiva...
ResponderExcluir