Abertura da série pela HBO
Pense no livro Senhor dos Anéis (ou o livro). Penso? Então, As Cronicas de Gelo e Fogo (também conhecido pelo título da série que é na verdade o nome do primeiro livro, Game of Thrones) é algo assim totalmente diferente dos livros do Tolkien.
The man: George R.R. Martin
George R.R. Martin, o criador dessa saga, é um senhor bonachão (engraçado ele falando) que simplesmente criou uma saga fabulosa, onde cada capítulo é uma surpresa. Ele não tá nem aí para os seus personagens. Deixa eu ser mais claro: se precisar matar todo mundo para contar a sua história, ele o fará sem pestanejar.
É raro, aliás não conheço, um autor sacrificar personagens queridos pelo bem da estória. Não que seja uma forma de garantir a boa leitura, mas sim cativar ainda mais o leitor.
Temos de tudo no livro: coisas sobrenaturais, lutas, batalhas e principalmente as intrigas. Não é um livro "light", ou seja, para menores de 16 anos eu diria (vocabulário, principalmente) por tratar de temática adulta. Enfim, quem sou eu para controlar o que uma criança lê, mas não daria isso para um filho ler. =D
E falando em sobrenaturais, a série e o livro, começam mostrando "os Outros". Não confudir com a série LOST, ehehhe, até porque o livro é dos anos 1990. Ou antes, infelizmente não lembro a data. Claro que o livro ficou famoso graças a série da HBO.
"Outro" na espreita
A história do primeiro livro me cativou de uma maneira que não conseguia parar de ler. É impressionante a forma que o autor trata os capítulos não por números, mas o título dos capítulos são seus personagens principais. A alternância dos personagens/capítulos deixa o livro muito mais divertido e misterioso. As vezes dava vontade de pular um personagem para ver o desfecho de outro.
"Wight", quando se é morto por um "Outro" você volta como um Morto-Vivo.
Dentre os personagens, é fácil você se apegar a um, odiar a outro mas nos outros livros, você começa a entender certos personagens e rever seus conceitos. É mais ou menos não julgar o personagem de imediato. E o impressionante é que as ações de cada personagem geram eventos que ecoam nos outros livros.
Ned Stark, o personagem central do primeiro livro (e temporada).
A narrativa também é bem simples. Não é nada tão polido como Senhor dos Anéis (nada contra, autores diferentes, tempos diferentes) e você não irá correr toda hora para um dicionário. Algumas partes até são bem boçais (dependendo do personagem) e cômico você ler o jeito que o autor coloca um "palavrão".
Jaime Lannister, o famoso Regicida
Personagens, lugares fantásticos, criaturas bizarras, dragões, seres fantásticos, pessoas cruéis, pessoas legais, pessoas misteriosas e intrigas a cada capítulo. Basicamente é isso que você vai encontrar nos 5 livros do autor (serão 7 livros, pendente 2 livros do autor a serem publicados) e muitas páginas de leitura (o terceiro livro tem quase 900 páginas). Recomendo leitura num IPAD para quem tem pois o livro fica bizarro para ler no busão, coisa que eu fazia. Parecia que tava tirando um tomo sagrado de tão incomum para os dias de hoje tantas páginas. =D
Batalha do principe Rhaegar Targaryan (esquerda) e Robert Baratheon, o Usurpador
Concluindo: são ótimos livros. Uma viagem medieval fantástica num mundo cruel e belo ao mesmo tempo onde você tem que saber jogar o "Jogo dos Tronos" para sobreviver. E claro, se você não sabe jogar, uma espada espera vossas cabeças para serem empaladas.
Livros:
I - A Game of Thrones/A Guerra dos Tronos
II- A Clash of Kings/A Fúria dos reis
III-A Storm of Swords/A Tormenta de Espadas
IV-A Feast for Crows/O Festim dos Corvos
V- A Dance with Dragons/A Dança dos Dragões
VI-The Winds of Winter/A ser definido
VII-A Dream Of Spring/A ser definido
Jon Snow
Nenhum comentário:
Postar um comentário