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sábado, 12 de outubro de 2013

Ninja Gaiden Trilogy - (NES)




Ninja, enredo épico, poderes, batalhas intensas, momentos dramáticos e uma dificuldade exagerada. Estas palavras resumem bem a trilogia de Ryu Hayabusa. Se você tem 20 anos, pode pular fora desse tópico pois dificilmente você terá jogado esta obra prima.


Sem falar que esta saga teve um impacto 'cultural', por assim dizer, em mim pois foi o primeiro jogo que queria entender o que estava escrito ali em inglês. Basicamente se quis aprender inglês na vida, foi por causa desse jogo. =)


Bem, vamos começar com o primeiro então:



Enredo: um sonoro infinito e além.
Dificuldade: um sonoro infinito e além.
Som: um sonoro infinito e além
Gráficos: 8 bits, na época claro que um 10. Especialmente as "cut-scenes"
Jogabilidade: difícil. Precisão com a espada é o que conta. Dificuldade seria o mais difícil dos 3. Chefes finais ultra hard.


A cena inicial de abertura já diz do que se trata o tema: vingança. O herói do jogo, Ryu Hayabusa é movido pelo desejo de vingar seu pai, morto em um duelo. Eis a abertura:


Na época que vi isso, nossa despiroquei. =)

A dificuldade do jogo é muito, mas muito elevada como disse e ainda bem que o enrendo te faz querer jogar e muito ele. Senão já voava na parede porque dava pra surtar e estressar pacas...

Ah sim sobre o enrendo: você descobre que teu pai e um arqueologista chamado Walter Smith descobriram um santuário na amazônia  e que agora nesse lugar, um certo "The Jaquio" ou Guarda de Mieoux está usando estátuas de um demônio milenar pra reviver o mesmo. Ryu não está sozinho e terá ajuda de Irene Lew (aliás ajuda ele em toda a triologia).

E o final...Pensa num garoto vendo. Era épico demais. =)
Agora pensa que eu queria entender toda a trama e não sabia inglês muito bem...era muito frustrante. Ainda bem que também tinha meu irmão pra ajudar nisso.

Mas a saga do Ninja não acabou...porque temos agora:






Enredo: um sonoro infinito e além.
Dificuldade: um pouco mais fácil que o um.
Som: um sonoro infinito e além
Gráficos: 8 bits, na época claro que um 10. Especialmente as "cut-scenes"
Jogabilidade: mais ou menos difícil. Com o poder das sombras do Ryu, fica fácil.


Uma das aberturas mais épicas de todos os tempos:


Um ano após os eventos de Ninja Gaiden, observamos uma figura maligna que se revela como Ashtar, o 'chefe' do "The Jaquio" que é informado por um subordinado que o mesmo foi derrotado por Ryu Hayabusa. Frustrado, ele dá sequência a um novo plano: abrir um portal da escuridão para o nosso planeta.
O enredo desse consegue ser muito bom mesmo ( apesar que este na cronologia seria o 'terceiro jogo'. Sim, o enredo de ninja gaiden III se passa entre o I e o II).
A jogabilidade do personagem flui bacana, os poderes também são top e dá pra trucidar chefes de fase tranquilamente com as sombras de Ryu (meio que duas sombras que repetem tudo que ele faz, triplicando o dano).
O final, belo demais também. Sensação de dever cumprido!
E quando tudo aparece acabado eis que surge o terceiro jogo da série:





Enredo: fraco. O pior da série.
Dificuldade: um sonoro muito fácil, mas bota fácil.
Som: um sonoro infinito e além, bem cativante as músicas
Gráficos: 8 bits, na época claro que um 10. Especialmente as "cut-scenes"
Jogabilidade: como a super espada ai do Ryu, dá nem pro cheiro. Fácil jogar, fácil moer os inimigos.


O enredo do jogo, não é lá essas coisas. Em termos cronológicos, se passa entre o 1 e o 2 jogo. Eu confesso que fiquei desapontado com o desenrolar da história. Enfim, vamos lá a intro:





A estória começa com a Irene Lew fugindo pra diabo de alguem durante uma missão. Eis que ela é encurralada num precipício por um ninja...chamado Ryu Hayabusa!
Bom, graficamente falando ficou bem legal as cutscenes. Ainda assim é o pior em enredo mas o melhor em jogabilidade.
Literalmente a movimentação é ninja e os poderes sabugam os chefes e inimigos sem dó. Sua espada "cano longo" pega do outro lado da tela o inimigo...quase isso, mas enfim...vai longe =)

Já o enredo....muito mequetrefe...Mas pelo menos dá uma fechada no enredo do um que ficou em aberto com um certo personagem (Foster).


Basicamente isso. Tentei homenagear sem muitos spoilers.

É uma pena que os jogos do Ninja Gaiden atuais sejam puramente carnificina e zero de enredo. Se aproveitassem as histórias do passado, ia ficar uma obra prima pra essa nova geração.

Too bad, too bad...

4 comentários:

  1. Ninja Gaiden me fez invejar e empprestar um Phantom System de uma amigo na época... as vezes jogo no emulador o II (o meu preferido).
    Jogo NINJA.
    Pena que os novos são uma porcaria.

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    Respostas
    1. Fala Jedi!
      De fato os novos são outro estilos...muita brutalidade desnecessaria e pouco conteudo pra animar.
      De fato, esta trilogia antiga moe a trilogia atual facil

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  2. Ninja gaiden 1 2 era pau grande demais, o 3 até o clebinho passava ..... eu salvei em todos e inventava varias estorias par ameus amigos que falavam = carai, vc e roludo demais.. eheheh

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