Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

Cemitério de Praga



Intrigas, conspirações, guerras, sociedades secretas, maçonaria, jesuítas, judeus, falsários, missa negra, culto ao diabo e também os protocolos de sião (título do livro).


Se os temas acima te agradaram, pode ler o livro que é do mesmo autor de "O Nome da Rosa": Umberto Eco (também filmaço de mesmo nome).

O cenário é Paris do século XIX (mais precisamente 1897) onde encontramos Simoni Simonini (protagonista do livro) que o mesmo sofre de um certo esquecimento quanto alguns fatos de sua vida e durante o percurso do livro, vai relembrando para deleite do leitor.

O personagem é envolvido em vários fatos históricos como o desaparecimento de um dos braços de Giuseppe Garibaldi, o caso Dreyfus (que não sabia até ler este livro, wikipedia para os interessados), planos dos Jesuítas (Papa atual é jesuíta, just FYI), os maçons e outras coisas obscuras.

O mais curioso é que a única pessoa que é fictícia no livro é o Simoni...o resto são personagens que existiram e de fato fizeram muita coisa do que está descrito ali porém boa parte das coisas é atribuído no livro a Simoni e no final, você fica mesmo com aquela dúvida: será que o personagem principal existiu?

E não tem como pegar um certo ódio ao personagem: extremamente cínico e cruel...e comilão. =)
O livro vai parecer totalmente anti-semita. Então se você é judeu, pode se sentir extremamente ofendido.

É um livro difícil pacas de ler (reli várias vezes certos trechos pois me perdia entre algumas palavras difíceis) e requer bastante atenção.

O final ficou com uma ponta de 'quero mais'...

Nenhum comentário:

Postar um comentário