Pense num jogo de ação a cada segundo. Piscou, morreu. =D
Esse era o CONTRA.
Basicamente, na minha modesta opnião, a saga se divide em duas eras:
ERA DE OURO
Welcome to the Jungle!
Ano de lançamento, 1987. CONTRA para arcade.
Eu basicamente não vi essa máquina nos fliperamas da vida. Fui jogar muito tempo depois em emulador.
Eita jogo difícil!!! Para pular mais alto, era necessário segurar o joystick para cima e apertar o pulo. Sem falar nos inimigos que "brotavam" de tudo quanto é canto. Nível de stress: extra large e painfull.
O enredo era básico: Bill "Mad Dog" Rizer e Lance "Scorpion" Bean são convocados a derrotar um grupo chamado Red Falcon. Na verdade era o Schawzenegger e o Stallone na caruda porque até a tela de apresentação mostrava isso. Ahahaah..não sei como a Konami não tomou processo. =D
Fantástico Jogo!
Versão Arcade e Versão NES
E em 1988, sairia a versão NES. Ah mas pensa que isso melhorou? Nada...mesmo nível de apelação estava lá presente. Fases fáceis como a da neve ou o chefe da penúltima fase eram memoráveis...uma boa lembrança de quando eu soltava um "ah que jogo difícil, num jogo mais"...e rolava um rage quit na jogatina. Ahahahahaha
Saca a proposta do jogo ali escrita...he is the predator? ;-D
Mais pra frente veio outra lenda do NES (e também no Arcade): Super Contra.
Maior, melhorado, mais incansante e claro, mais difícil...Superou o original é claro e acrescentou outra realidade. Era ótimo jogar em coop esse jogo (tirando o fato de que em telas de "subida", se você subisse muito rápido e seu amigo era mais devagar, ele morria). =D
Continuando a saga, um para o GameBoy: Operation C.
Claro que tem seu charme, mesmo em se tratando de GameBoy. Eu joguei apenas via emulador pois mal tinha um NES na época e que dirá um portátil.
A lenda!
E ai veio outra lenda...no SNES...surgia....CONTRA III: The Alien Wars!
Cara, ta aí um jogo para poucos. O jogo possuia: um som alucinante e totalmente propício para cada tela; dificuldade exagerada (especialmente no nível Hard); variedade de armas; chefes criativos; final de mestre (claro, se você jogar no nível HARD. Ao que me consta a versão japonesa já mostrava o final 'melhor' no nível normal...)
Cuidado!!! Olha o cachorro atrás!
Terminar o jogo assim de cara no nível Hard somente para os bons mesmo. E terminar sem apelar para uma ajudinha na fase 3 onde os inimigos saem de uma porta eternamente e ai você acumula 30 vidas...bom...eu só consegui terminar assim no nível Hard com meu irmão...
Este é para o Hall da Fama dos games. Sério mesmo, sem exagero.
Fase 3: Enjoy the show!
Depois, veio para o NES um outro CONTRA FORCE. Cara, é uma história diferente...seria um spin-off e não relacionado com a saga em si. Nem parece CONTRA e joguei isso no NES na época. É divertidinho mas...apenas isso...
E no Mega Drive surge também o seu jogo: CONTRA: Hard Corps
A história do jogo se passa 5 anos depois do III e aqui começa a surgir na saga a possibilidade de escolher entre 4 heróis. É um jogo bem bacana por incrível que pareça, com fases alucinantes e finais alternativos e claro com toda a apealação que somente a saga 'C' possui.
Belíssimos jogos.
ERA DE 'OH GOD WHY'
Depois de Hard Corps, a saga foi pro buraco. Simples assim.
Foi lançado a versão do PS, chamada Contra: Legacy of War.
Pense: um jogo de visão aérea extremamente apelativo onde os tiros são mais rápidos que seu personagem (ok, óbvio) mas a chance de desviar é basicamente ... impossível =D
Sem falar que a visão de jogo é uma bela porcaria e você tem que ser mãe Dinah para adivinhar da onde vai surgir inimigos ou imaginar onde vai parar um tiro.
Curiosamente o jogo possui uma das melhores trilhas sonoras de todos os Contras!
Fantástico som e jogo horrível.
Detalhe curioso: me DESCABELEI e me matei para jogar no normal e quando chego no final da quinta tela, a muito custo diga-se de passagem, eis que o jogo interrompe e fala: change difficult to level Hard, PLAY LIKE A MAN!
Cara...era eu e meu amigo, um olho para o outro e começamos a dar risada...ahahaha PLAY LIKE A MAN...ahahahahaahahahah...desisti. Aliás, resolvi terminar em emulador depois no nível God (ai apelando já com savestates) e vi que não perdi nada além porque o jogo é fraco e o final é tosco. =D
Mas o som, eterno. Saca um exemplo, a música inicial (consegue identificar a música da tela 1 do Contra III ai no meio dessa sinfonia?):
FABULOSA!
Depois veio um tal de 'C the Contra Adventure' que joguei (também para PS). Seria uma continuação de Legacy of War. Porcamente feito igual ao anterior. Esse não sobra nada...tudo é ruim. Terminei com uma lágrima...no sentido que 'porque fizeram isso com essa saga?' =(
Depois veio mais dois fracassos para o PS2 (até que são jogáveis, mas falharam miseravelmente em dar alegria de jogo): Contra: Shaterred Soldier e Neo Contra.
Nem valem comentar...
ERA REBIRTH
Não joguei, mas já vi e gostei: Contra 4 para DS!
Segundo as reviews: "Contra 4 foi louvado com um renascimento da franquia Contra ao retornar o gameplay clássico que era a raiz da série."
Só por isso já vale o ingresso! =D
Outro que joguei imensamente difícil foi o Contra Rebirth para o Wii via Wiiware.
Divertido, não é o ó do borogodó mas põe no chinelo as versões do PS 1 e PS 2 (e olha que ambos os videogames tinham potencial para fazer pérolas da saga).
Tem também um da PSN (via download mesmo) que se chama Hard Corps Uprising. Seria outro spin-off e prequel para a versão do MegaDrive. Pelo que li é um tom mais anime (WTF?)...até porque se ver pelo nome, não leva o selo 'CONTRA'...eu acho que tenho como jogar ele na PSN. Postarei se jogar, mas pelo que li melhor não esperar muito...
O que o futuro reserva para a saga? Não sei...mas que se manter o foco nas versões do NES e SNES, tem chão pela frente. =D
Bela saga!
Resta dúvidas?
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