Super Mario World? Super Castlevania 4? Bioshock 1? Street Fighter 2? Actraiser? Enduro? H.E.R.O.? Double Dragon? Super Metroid? Zelda? Abobo Big's Adventure?
Nope, o melhor jogo da minha vida sempre foi e sempre será:
FINAL FIGHT
Oh well, tantos porque disso...cara o primeiro contato com uma maquina de fliperama foi uma de pinball mesmo. Tinha uma certa magia, da mesma forma que quando vi um jogo de arcade, Ghost 'n Goblins, eu despiroquei o cabeção.
E veja só, de lá pra ca, fui jogando (pessimamente e escondido pois nessa época criança em fliperama os tio as vezes não deixava entrar não) o Double dragon, Gyruss entre outros até que...chegou Final Fight.
Vi lá, com meus 11 anos ou menos até aquela máquina. Via primeiro a lenda, o mito, o cara jogar: meu irmão.
Sim, meu irmão era foda. No quesito jogar e no quesito me chutar pra fora do fliperama: "VAI PRA CASA MULEQUE, A POLICIA VAI TE PEGAR" ahahaha sendo que ele tinha o que, 15 anos =P
De qualquer forma, ele mandava...mas via ele jogar e de fato, destruia o jogo com uma ficha...a façanha dele foi terminar com o GUY perdendo uma vida porque um otário entrou na última parte final do jogo pra atrapalhar (para quem não sabe, com dois personagens vem muito mais inimigos). Fora o fliperama em volta curioso para ver o feito.
Ai claro, falei: "hum...qualé desse jogo? Porque tanto fuzuê?"
Eis que ponho uma ficha e escolho o Cody (sim, um dos maiores heróis dos games que a CRAPCOM fez o favor de transformar em...bandido? Credo)...fui dando umas porradas aqui, outras ali e me encantando com a "beleza gráfica" do jogo...e perdi minha ficha no SODOM. Tá bom pra um começo!
Sai do fliperama "Cara que jogasso!"...pra que...no outro dia estava lá, jogando denovo, morrendo, jogando, viciando, saindo escondido de casa pra jogar e depois tomar um kcet, normal. =D
Eis que foi assim minha história com esse jogo. O enredo é simples: Noiva sequestrada e você, mais o futuro sogrão e prefeito da cidade, além de um amigo, vão acertar contas com uma gangue chamada Mad Gear.
Pode parecer bobo hoje em dia, mas para mim naquela época quando terminava o jogo, sai do fliper todo feliz que tinha salvo a minha noiva...uhuu!!! Cara...onze anos, pensa o que se passava na minha cabeça...queria somente ser o herói.
O pior disso? Eu usando a vestimenta do Cody =)
Uma calça Jeans clara, uma camiseta branca e um tênis estilo bamba branco. Ahahaahah sim, cheguei a usar...e me achava estufando o peito de "pombo"... =D
Só faltava falar para a malocada: Come at me bro!
Interessante que chegava máquina nova como Super Street Fighter 2 e Aliens vs Predador (ambos da capcom) e eu lá moendo no Final Fight. Chegava KOF, Tekken 3...jogava essas máquinas...mas tinha minha ficha reservada para o Final Fight.
Chegou era de emuladores, eu no Final Fight. Anos 2000. Emulador com meu irmão, Final Fight. Hoje, eu jogando Final Fight.
Como é possível eu gostar tanto do jogo assim? Não faço idéia. Se somar as horas de vida que joguei esta suprema obra de arte, ultrapassa qualquer jogo que brinquei.
Talvez a criatividade em fazer algo simples, diferente, não tão repetitivo (já viu jogo que você mata o mesmo inimigo 3000 vezes? Então, GOW por exemplo) e com um som mágico então...
Decorei os sons já, as músicas do jogo, quando vai aparecer tal inimigo, o que tal inimigo faz quando assume uma posição de combate, como detonar os chefes rapidamente...e ainda assim, nunca terminei o jogo com uma vida...máximo uma ficha com três vidas...
Mesmo você sabendo o que inimigo faz, eles ainda te surpreendem. Apelam. Você quer moer o controle/teclado. Mas está lá denovo, jogando. E adorando.
Sempre querendo salvar sua noiva...sempre querendo fazer o bem, mesmo que isso signifique destruir uma gangue inteira, pular a catraca do metrô com o prefeito, enfrentar um samurai, detonar um policial gordo e corrupto, enfrentar um esquentadinho no parque, ou surrar um chefe semi-aleijado (e responsável por toda a bagunça). =)
Dizem as más línguas que esse jogo foi baseado num filme chamado Ruas de Fogo (que é muito chato)...eu acho que foi baseado no Warriors (um filme de briga de gangues, clássico). Foi eu ver esse filme e já lembrar do Final Fight. Acho que a mescla do Ruas de Fogo (salvar a mocinha) com Warriors (gangues) dá o Final Fight. =)
E seus personagens então...óbvio que decorei um por um. =D
Eis os heróis e os bad guys:
CODY (e claro, sua prometida, JESSICA)
Também conhecido com a lenda do jogo, este ai é o herói da minha infância de game vamos por assim dizer...
Atualmente, a CRAPCOM insiste em criar uma história que ele sequestrou a própria noiva (?) para poder moer a Mad Gear (??) e depois é preso pelo policial corrupto Eddie (???). Eu simplesmente ignorei a cronologia do Cody, mantendo somente essa aí mesmo: um cara que vai atrás do resgate da sua amada... =)
Cody de longe é o melhor player do jogo. Socos rápidos, voadora razoável, joelhada salvadora e um especial que cumpre sua função de salvar sua pele...se ele pegar uma faca então...surra em qualquer um.
E Jessica nem falei mas, enfim, não tem muito o que falar pois ela só aparece no começo e final. =P
GUY
O amigo. Ninja, literalmente.
Um cara extremamente ágil que resolve ajudar Cody a resgatar a noiva dele.
Ligeiro, usa a parede para pegar impulso e dar uma ultra voadora (dano um pouco alto em relação a voadora normal). Socos rápidos, joelhada mais ou menos, especial bom. Mas fraco.
A velocidade compensa a fraqueza se você souber jogar e ser paciente.
HAGGAR
Prefeito, pai da Jessica e também lutador aposentado de Telecatch =P
Basicamente, para quem conhece, é o Jesse Ventura dos videogames...ahaha
Sujeito bronco, forte pra kcet. Moe os inimigos em dois palitos e se você pegar a manhã de jogar o inimigo pra trás toda hora (suplex) você vai longe.
O mais lerdo de todos e o que é surrado mais facilmente pelos inimigos... =(
Sogrão do Cody vai com sangue nos zoio pra resgatar sua filha!
INIMIGOS
(Da direita para a esquerda, começando da primeira linha)
ANDORE
Esse cara aí é o André o Gigante. Lutador da era Hulk Hogan. Na época o Andore foi baseado nele =)
Falecido já este lutador de telecatch.
O inimigo Andore é extremamente chato. Vem correndo dando umas peitadas, sem falar no supplex voador dele...mais rápido que o Haggar e difícil. Tem toda a família no jogo:
Andore, Andore Jr, U.Andore, G. Andore, F. Andore.
As letras deles significam: Father Andore, Uncle Andore e Grandpa Andore. =O
POISON & ROXY
Parece mas não é.
Até hoje não se sabe se elas são mulheres ou...transexuais!
Tchanam!!! É, um dos criadores do jogo sempre deixou essa opção em aberto.
De qualquer forma, as inimigas pula-pula do jogo. Não param no chão e vem com salto alto na tua testa. Tiram uma chulapa imensa do teu life. Se vacilar com elas, já sabe....
AXL & SLASH
Dica: Sweet Child of Mine.
Sim, Axel Rose e Slash! E nessa época o Guns tava bombando =D
Inimigos chatos que ficam só defendendo. Melhor agarrar e dar joelhada ou pilão neles.
Tiram uma energia violenta de você. Claro, perigosos em bandos.
HOLLYWOOD & EL GADO
Definitivamente os inimigos (sem ser boss) mais difíceis do jogo.
Sozinhos, são perigosos. Em bandos: corra para as colinas.
Esfaqueadores dos bons que acertam de longe, saem voando pra pentear teu cabelo com a faca e aplicadores de rasteira.
Rapidez é o negócio deles... =(
WONG WHO, G. ORIBER & BILL BULL
Lentos e lerdo no ataque.
Mas quando o fazem...Cabeçadas, bicas na cara (!) e uma corrida pra te atropelar.
Acho que o pior é o Wong (verde)...
TWO P & J (ou Jay)
O punk de verde: representa sua desgraça.
O de azul: mais ou menos.
Mais ligeiros em combates que o El Gado e Hollywood. Esquivam direto e te cercam fácil.
Normalmente ele que dá o último golpe antes de você morrer...
Lazarentos demais....
BRAD, DOUG, JAKE & SIMONS
Inimigos mais fáceis.
Nem se preocupe...tirando o Jake (azul) e o Simons (amarelo) quando ficam de sacanagem e dando voadoras, eles não dão trabalho.
Agora pegue todos esses inimigos acima e vareie numa luta com uma dezena deles na tela...tem que ser ligeiro no dedo e socar eles! =D
Ah sim, os chefões de fases:
Bem nessa mesma ordem que eles aparecem aí, é a do jogo.
Damnd tá mais pra risadinha do que chefe. Mas é traiçoeiro...vem junto com a galera e dá umas cambalhotas com chutes a lá Blanka...mate os inimigos e surre ele sozinho.
Sodom, o samurai, é ultra rápido. Tira muito life. Nunca fique na reta dele e com o Cody/Guy, joelhada. Com o Haggar, boa sorte porque não tem uma tática amigão.
Edi E. é um policial gordo e inútil. Mas quando saca a pistola ou te pega no cacete te. ...surra!!!
Moleza, jogue pra trás, suba a tela, jogue pra trás, desça a tela.
Rolento é ultra mais rápido que o Sodom! Joga bombas e te mói rapidamente! Afaste-se e espere ele vir. Normalmente ele usa o andaime para atacar, desvie e pegue ele.
Abigail tem alguns movimentos do Andore e faz aleluia com você (joga você para o alto e fica com as mãos como se tivesse fazendo 'aleluia' aos céus) e quando fica vermelho ACERTE ELE! Não deixe correr para você ou irá ver o que é um roubo de life.
Seja ligeiro, moa na porrada e não fique na reta dele quando o derrubar. Inimigos vão aparecendo para te infernizar, se puder jogar em cima do Abigail, ótimo!
Belger, bem...sua besta (a arma, me refiro a arma) é o seu único golpe. É o semi-aleijado mais pula pula que eu vi na vida...sim ele pula...da cadeira de rodas pra sua cara. Parece bizarro eu sei. Basicamente qualquer tiro é um roubo de energia. Jamais fique na reta dele e espere ele pular "de cima" da tela para a parte "de baixo" da tela para atacar (ou vice versa).
Basicamente são essas as dicas. O gráfico do jogo para a época era um espetáculo...hoje em dia, pfit...piazada de prédio que cresceu vendo PS1 como primeiro videogame vai 'amar'...ahahaha
Final Fight, mesmo depois de 23 anos, me encanta. Eu creio que não teria como não deixar ele como melhor jogo que já joguei (joguei, jogo, jogarei) até ficar velhinho. =)
Ah e pra finalizar, eu jogando ele! =D
Youtube do 'detonado' do jogo. Só uma horinha...vai na fé e clica ae!!!