Sem sombra de dúvidas o melhor videogame de todos os tempos...não digo isso porque estou velho ou porque sou fã da Nintendo...nope, nessa época a safra de games era fantástica e tinha muita mas muita coisa boa.
Simples, de 10 jogos de SNES, pelo menos 8 eram épicos...meu ponto de vista. =)
Playstation 1 tinha toneladas de jogos e toneladas de porcaria que não valia 1 jogo do SNES...o mesmo vale para os outros consoles.
SNES era um primor e o topo da Nintendo (que só voltaria a vender bem no WII) e o videogame que mais arrebentei de jogar. Com toda a certeza!
Eis a lista das músicas mais belas já ouvidas por lá...minha opinião claro =)
10- Donkey Kong Country
Jogo espetacular. Saiu na fase de ouro do SNES (1994) e com um repertório digno mesmo. Fabulástico. A trilogia do SNES tem canções épicas...pena escolher apenas uma =)
Claro, da primeira fase...quando me encantei com este jogo.
09- Chrono Trigger: Frog's Theme
Um dos melhores RPG já lançados na história dos games. Épico, cômico, triste e mais uma obra prima. A canção é uma das mais belas do jogo, que possui dezenas e dezenas de canções memoráveis.Viva Frog!
08- Prince of Persia
Jogo maravilhoso. Não é apenas uma melhoria do jogo de PC mas uma criação nova com chefes diversos (Goro de seis braços, gordinho, Jafar em duas 'formas'). Sem falar nas canções espalhadas pelo jogo. Uma obra prima e esta canção é extremamente desesperadora: penúltima fase, tempo acabando e você tendo que aturar a canção suprema. Só Gordum para terminar com calma =)
07- SkulJagger (gentileza avançar até o minuto 3:40 do vídeo)
Jogo esquisito para muitos, porém com músicas bem legais. Esta é quando você descobre as fases bônus. Sempre gostei desse jogo apesar das limitações dele (e das maluquices, quem jogou sabe). Belo e memorável...joguei muito ele.
06- Top Gear: Mad Racer
O melhor jogo de corrida. Ponto final. To nem ai pro realismo de um Gran Turismo ou um Need for Speed. Nada, absolutamente nada supera a diversão do Top Gear e das canções. A canção da apresentação do jogo, as da fase 2 e 4 (eram cinco canções e 4 se repetiam nas 4 fases de cada país) e é claro esta, Mad Racer...lenda...virou lenda! Dá até arrepio ouvir isso.
05- Zelda: A Link to the Past - Hyrule Field
Primeiro RPG que joguei. Verdadeiro clássico eterno. Não joguei os do NES, uma pena, mas este é algo fora do comum. Sabe Deus quantas horas jogadas e vezes jogadas (acha que terminei uma vez apenas?) sem falar horas escutando suas músicas. Esta foi parar nos outros jogos de Zelda. Viva Myamoto!
04- Super Metroid: Samus Theme
Uma obra prima dos games. Jogo espacial (mescla de um pouco de RPG com muita ação) que eu nunca pensei que fosse marcar minha vida nos games. Canções únicas (Maridia, Blinstar que o diga) e uma personagem fabulosa...Samus Aran (que reza a lenda, os criadores tiraram o nome de um tal de Edson Arantes...parece que é verdade). Essa música é show, especialmente no fim...quem jogou sabe =)
03- Super Mario World
Trilhões de horas jogadas...96 fases não é para os fracos. Fazer isso inúmeras vezes...jogo espetacular, divertido, fácil de brincar e com músicas maravilhosas (adoro as dos castelos) e essa ai ouvi tantas vezes que me pego cantando as vezes do nada... =D
Mario, a lenda dos games...nem mais é patrimônio da Nintendo e sim da cultura dos games =D
02- Actraiser: Fillmore
Meu jogo preferido do SNES. Quando joguei a primeira vez fiquei curioso com o estilo de jogo (meio RPG, SimCity e ação) e fui explorando...depois que vi do que se tratava e das canções que ele tem...que magnífico! Simplesmente o compositor (o mesmo do Street of Rage e uma porrada de games bons) estava inspirado ao extremo!!! As músicas foram depois tocadas de forma orquestrada tão épico que eu pagaria para ouvir um concerto na boa. Esta música ai é a original do game. Mas a versão orquestrada é divina! Jogo esplendoroso com um som celestial. Mas se ele é meu melhor jogo, porque não está em primeiro? Explico a seguir...
01- Super Castlevania 4: Simon's Theme
O primeiro jogo que eu vi de SNES. Denis Cage, amigo querido, jogando esta obra prima enfrentando o Dracula. Jogou primorosamente dando uma surra no Dracula e essa música tocando. Fiquei pasmo ao ver o poder do SNES na época (pô, eu tinha um NES ainda!) e o som impressionante deste jogo. É uma verdadeira sinfonia cada música...todas músicas eu lembro de cor e salteado e assim como Super Mario World e Actraiser, este jogo eu joguei um quadrilhão de horas. Sério, se contasse as vezes que aluguei (sim, nessa época se alugava jogo) com certeza daria frouxo umas 5 mil horas...desde a época do cartucho até em emuladores. Mas porque? Não tem como não se encantar com o jogo bem feito com tão pouco (megas)...e que som! Nunca algo novo será criado...Symphonie of the Night do PS1 é épico também, mas ainda prefiro este (e digo mais, Belmonts mata vampiros...) =)
Isto era o diferencial do SNES em relação a um PS1...tinha limites, mas era explorado ao máximo em diversos jogos criativos e memoráveis. Roteiros, músicas, beleza gráfica dentro de seu limite e ainda assim até hoje você vê jogos novos que gastam milhões e fazem verdadeiras porcarias...uma época primorosa que vivi e tenho orgulho mesmo...essa época não volta mais e duvido que algum outro videogame supere essa façanha =)
SNES FOREVER!